BENEFICIÁRIO—
Publicado em 22/03/2020 - 13h41, atualizado em 25/02/2021
CORONAVÍRUS: PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA BENEFICIÁRIOS
Atualizado em 25 de fevereiro de 2021
1. Como está a situação da Covid-19 no Brasil?
Desde 20 de março de 2020, o Ministério da Saúde reconhece a transmissão comunitária do novo coronavírus em todo o território nacional. Isso significa que o vírus circula no país e não é mais possível identificar as fontes de contaminação. Com isso, foi estabelecido nacionalmente, como medida de prevenção, o isolamento domiciliar de pessoas com sintomas respiratórios - e das que residam no mesmo domicílio, ainda que assintomáticas – pelo período máximo de 14 dias. O distanciamento social é fundamental para evitar a propagação do vírus e as regras para circulação de pessoas nos territórios variam de acordo com os governos estaduais e prefeituras. Fique atento às recomendações das autoridades de sua cidade. Acompanhe a atualização dos casos suspeitos, confirmados e óbitos no site do Ministério da Saúde.
2. Por que esse vírus é tão perigoso?
Outros coronavírus já circularam em nosso país sem um impacto drástico como o de agora. O novo coronavírus tem alta transmissibilidade, o que significa que se espalha muito rapidamente. A Covid-19 pode levar à pneumonia, dentre outras complicações, e os quadros tendem a ser mais graves em pessoas com mais de 60 anos, grávidas, puérperas e indivíduos de quaisquer idades com problemas crônicos de saúde, como hipertensão arterial, diabetes, asma, obesidade, dentre outros.
3. Como o novo coronavírus é transmitido?
A disseminação se dá de pessoa para pessoa, por gotículas respiratórias ou contato. Essa dinâmica é comum à dos outros coronavírus que já conhecemos. Por isso é importante sempre cobrir a boca com um lenço ou a dobra do braço, ao tossir ou espirrar; evitar cumprimentos como aperto de mãos, abraços e beijos; não compartilhar objetos pessoais, como copos, pratos e talheres; evitar passar as mãos no rosto; e redobrar os cuidados com a higiene pessoal, lavando sempre as mãos com água e sabão, por pelo menos 20 segundos. Quando não for possível lavar as mãos deve-se usar álcool em gel. Ao sair, é necessário usar máscara de proteção e, sempre que possível, manter distância de pelo menos 1 metro e meio das outras pessoas.
4. Quais os sinais e sintomas para ser considerado um caso suspeito?
De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas mais comuns da Covid-19 podem ser semelhantes aos da gripe ou aos de uma pneumonia severa: tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar.
5. Quando devo me preocupar?
Quando houver o agravamento dos sintomas, principalmente se sentir dificuldade ou desconforto para respirar.
6. O que devo fazer se apresentar os sinais e sintomas descritos?
Se você apresentar sintomas compatíveis com a Covid-19, tais como febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar, a recomendação é buscar teleatendimento médico por meio da plataforma Einstein Conecta (site ou aplicativo móvel). Acesse o manual do Einstein Conecta.
Para os beneficiários de Manaus, disponibilizamos também um serviço de atendimento pré-hospitalar (APH) 24h. Se, no primeiro contato com o Einstein Conecta, for identificada uma situação de emergência que requeira uma consulta presencial, a orientação é acionar o Saúde Atende. Basta ligar para 4020-2231 (não é necessário utilizar DDD) que uma unidade móvel irá até onde a pessoa estiver. Saiba mais sobre o serviço.
Atendimentos on-line com a rede credenciada ao plano de saúde poderão ser feitos também por meio da plataforma Amparo Tech. Estão autorizadas, com cobrança de coparticipação, consultas virtuais com psicólogos e médicos das especialidades clínica geral, geriatria, pediatria, pneumologia, infectologia, oncologia, obstetrícia e psiquiatria. Saiba mais sobre a Amparo Tech.
Para consultas eletivas de rotina, disponibilizamos atendimento on-line com médicos de família e enfermeiros no ambiente virtual http://tiny.cc/telessaudeamspetrobras ou pelo telefone 4020-1752, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e sábados e domingos, das 7h às 13h. Saiba mais sobre a Amparo Way.
7. Quais as coberturas para o exame diagnóstico de Covid-19?
Seguindo as diretrizes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), oferecemos cobertura para realização do exame molecular (RT-PCR) para detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e dos testes sorológicos, para casos suspeitos, de acordo com definição do Ministério da Saúde e desde que haja indicação médica. Saiba mais sobre a cobertura.
8. O que fazer em caso de indisponibilidade da Rede Referenciada para o coronavírus em minha cidade?
Primeiramente, o beneficiário deve buscar a Rede Referenciada para o coronavírus em sua cidade e nos municípios limítrofes. Se não encontrar, em caso de indicação de exame em caráter eletivo, deve entrar em contato com nossa Central de Atendimento pelo 0800 287 22 67 ou registrar manifestação por meio do Botão de Serviços (selecionar o serviço “AMS – Registro de Indisponibilidade/Inexistência de Rede Credenciada” e anexar o pedido médico com a descrição do exame acompanhando da indicação médica. Na ausência da indicação médica, este pedido de exame deve vir acompanhado, obrigatoriamente, de um relatório médico que descreva por quais motivos ou sintomas clínicos o exame está sendo solicitado).
Em caso de indicação de atendimento de urgência/emergência, o beneficiário deve dirigir-se para um dos hospitais referenciados. Na hipótese de atendimento hospitalar de urgência/emergência com pagamento direto pelo exame, o beneficiário deve apresentar a documentação (laudo caracterizando a urgência/emergência e nota fiscal) à Saúde Petrobras por meio do Botão de Serviços e, então, será orientado sobre as possibilidades de reembolso.
Lembre-se: É possível acessar o Botão de Serviços em ambiente interno à Petrobras ou em ambiente externo à companhia, com uso de chave e senha extranet.
9. Há cobertura na modalidade Livre Escolha para exames RT-PCR e testes sorológicos?
Sim. Poderá haver reembolso de valores para beneficiários que realizarem estes exames para diagnóstico de Covid-19 na Livre Escolha, desde que haja solicitação médica e sejam atendidos os critérios de cobertura. Os testes sorológicos passaram a ter esta cobertura a partr de 14/08/2020, e os exames realizados por RT-PCR, a partir de 01/09/2020.
10. Será coberta a internação dos beneficiários que forem diagnosticados com resultado positivo para Covid-19?
Sim, desde que haja indicação médica e solicitação de internação pelo hospital. Nesse caso, será considerada a modalidade de Grande Risco.
11. Ainda poderei realizar procedimentos considerados eletivos?
Sim, os procedimentos considerados eletivos já podem ser realizados, conforme orientação da Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A decisão sobre a realização dos procedimentos deve sempre ser feita conforme indicação do profissional de saúde assistente, que é o responsável por avaliar a indicação diante das necessidades de saúde dos pacientes.
12. Serão mantidos os prazos de serviços?
Revisamos o prazo e a continuidade de todos os serviços e programas, dando prioridade à continuidade operacional e ao atendimento aos casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Conheça o catálogo de serviços com os novos prazos. Conforme definição da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os prazos vigentes antes do início da pandemia foram retomados.
13. Será ampliado o prazo para apresentação de despesas médicas?
Sim. Para simplificar o processo na solicitação de reembolso (Livre Escolha), estendemos o prazo para 180 dias contados a partir do atendimento, para apresentação dos recibos e notas fiscais de despesas médicas.
14. Há cobertura para consultas on-line (teleatendimento)?
Sim. São três modalidades de teleatendimento:
- Teleatendimento de emergência com Einstein Conecta - Teleatendimento 24 horas com clínico geral e com pediatra, em caso de suspeita de Covid-19 ou de urgências de baixa complexidade: dor de garganta, diarreia, náuseas, dor ao urinar, cólica menstrual, secreções, corrimentos, dores musculares, alergias e problemas de pele, ardor nos olhos, conjuntivite, dores de cabeça.
- Teleatendimento com rede credenciada pela plataforma Amparo Tech – A partir de 3 de agosto, atendimentos on-line com a rede credenciada ao plano de saúde podem ser feitos em https://portal.amparo.tech. Está autorizado o teleatendimento psicólogos e médicos (clínica geral, geriatria, pediatria, pneumologia, infectologia, oncologia, obstetrícia e psiquiatria).
- Teleatendimento de rotina com Amparo Way - Atendimento on-line com médicos de família e enfermeiros no ambiente virtual http://tiny.cc/telessaudeamspetrobras ou pelo telefone 4020-1752, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e sábados e domingos, das 7h às 13h.
15. Como será o atendimento on-line (teleatendimento)?
O teleatendimento segue as determinações cada conselho de classe. Veja nos links da resposta anterior mais informações sobre o uso de cada plataforma.
16. O profissional de saúde pode solicitar exames nas consultas on-line (teleatendimento)?
Sim. Desde junho, receitas médicas e pedidos de exames emitidos por profissionais de saúde - com assinatura certificada digitalmente ou com QR Code para validação - são aceitos para realização de procedimentos, sujeitos aos mesmos regramentos do plano de saúde. No estado do Rio de Janeiro, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF/RJ), disponibiliza a emissão de receitas, atestados e pedidos de exames on-line que podem ser aceitos conforme o regulamento, como se estivessem assinados.
17. Qual a diferença entre documento digital e digitalizado?
Documentos digitalizados são aqueles transferidos para o meio eletrônico a partir do escaneamento dos documentos originais.
Documentos digitais, por sua vez, são criados originalmente em meio eletrônico, com certificação digital, uma espécie de credencial eletrônica que atesta a veracidade desses documentos. A validação eletrônica pode estar localizada no final do documento, no canto direito da folha ou ainda conter um QR Code.
Os documentos digitalizados não têm validade jurídica e sua veracidade depende, sempre, dos originais. Já os documentos digitais, como surgem no próprio meio eletrônico e são certificados, têm a mesma veracidade e autenticidade de um documento original.
18. Como serão cobradas do beneficiário as consultas on-line (teleatendimento)?
Nas consultas on-line com a rede credenciada, pela plataforma Amparo Tech, e com médicos de família e enfermeiros, pela plataforma Amparo Way, é cobrada coparticipação, em regime de Pequeno Risco. O teleatendimento realizado pela plataforma Einstein Conecta não gera cobrança de coparticipação.
19. Como fazer o pedido de reembolso por Livre Escolha nos casos de consultas on-line (teleatendimento)?
Assim como nas consultas presenciais, as consultas on-line na modalidade de Livre Escolha são reembolsadas com a apresentação do recibo ou nota fiscal do atendimento realizado.
20. Como é feita a comprovação de atendimento on-line (teleatendimento)?
Neste momento, não é exigida a assinatura dos beneficiários na Guia TISS (guia de atendimento em papel) para validação da consulta on-line. Recomendamos que médicos e psicólogos arquivem de forma eletrônica a evidência da concordância do paciente para cada atendimento, pois futuramente este comprovante pode ser solicitado. Isso pode ser feito via e-mail, mensagem de texto, imagem em foto ou arquivo pdf, por exemplo.
Beneficiários que não reconhecerem a cobrança de coparticipação por uma consulta on-line no extrato devem abrir manifestação por meio do Fale Conosco.
21. Como eu faço para acessar os profissionais credenciados que farão o teleatendimento?
Se o profissional atender pela Amparo Tech , o beneficiário deve acessar a plataforma por meio de login e senha, sendo direcionado a uma página com filtros para escolher com qual profissional deseja se consultar. Em seguida, são exibidas as opções para agendamento, de acordo com a disponibilidade do profissional de saúde. Marcada a consulta, basta acessar a plataforma no dia e horário combinados e entrar no consultório virtual. Para facilitar o processo, após o agendamento, o beneficiário recebe a confirmação por e-mail, com um botão de acesso ao consultório virtual. Em caso de dúvidas, o suporte está disponível em https://intercom.help/amparotech/pt-BR.
Caso não atenda pela Amparo Tech, o beneficiário deverá agendar e organizar diretamente com o profissional a plataforma de atendimento.
22. Não consigo entrar em contato com os médicos pelos números cadastrados no Busca Rede Credenciada. O que fazer?
É de responsabilidade do profissional de saúde manter seus dados de contato atualizados junto à operadora, assim como disponibilizar canais de atendimento alternativos neste momento de pandemia.
23. Por que somente foi disponibilizada a cobertura para algumas especialidades médicas?
Avaliamos que essas especialidades são as mais críticas para o atendimento emergencial ao coronavírus.
24. Há a intenção de ampliar essas especialidades em algum momento?
Temos acompanhado o cenário de saúde no país diariamente para adotar todas as medidas necessárias, visando à continuidade do atendimento aos seus beneficiários e sua segurança. Em caso de aumento de abrangência, faremos ampla divulgação em momento oportuno.
25. O que fazer em caso de emergências, tanto para casos relacionados à Covid-19 quanto demais urgências médicas, nesse momento de colapso do sistema de saúde do Estado do Amazonas?
Nossos beneficiários de Manaus podem contar com atendimento pré-hospitalar (APH) 24h em suas casas se, após o primeiro contato com o Einstein Conecta, for identificada uma situação de emergência que requeira uma consulta presencial. Basta ligar para 4020-2231 (não é necessário utilizar DDD) que uma unidade móvel do Saúde Atende irá até onde a pessoa estiver. E se a internação for necessária, iremos atuar junto aos hospitais da região, inclusive os que não integram a nossa rede credenciada, em busca da disponibilização de vaga para nossos beneficiários. Saiba mais sobre o serviço.
26. A Saúde Petrobras tem dado orientações aos beneficiários para proteger a saúde mental nesse período de pandemia?
Sim. A prática do isolamento traz mudanças drásticas ao cotidiano das pessoas e, ao vigorar por um longo período, também pode causar impactos negativos à saúde mental, como depressão e ansiedade. Manter um estilo de vida saudável é o melhor caminho para atravessar esse momento com tranquilidade. Veja algumas dicas na matéria Covid-19: isolamento pede cuidados com saúde mental.
27. Algum serviço especial foi idealizado pensando nas beneficiárias gestantes no período de pandemia?
Para conferir mais tranquilidade e conforto para o pré-natal, oferecemos às beneficiárias, com exclusividade, o serviço de acompanhamento da gestação com obstetras do Hospital Israelita Albert Einstein, que funciona por meio do aplicativo digital Canguru, disponível gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. Todas as informações estão disponíveis na matéria Teleobstetrícia: cuidado à saúde na palma da mão.
28. Como eu posso buscar atendimento remoto para os meus filhos?
Sabemos que o acompanhamento regular do crescimento e do desenvolvimento faz parte da avaliação integral da saúde da criança, por isso, disponibiliza algumas modalidades para atendimento a distância. Veja como buscar atendimento remoto para os seus filhos na matéria Saúde das crianças, no Portal.
29. Quais são os canais de atendimento para dúvidas sobre o novo coronavírus?
Disponibilizamos um canal para o atendimento sobre o novo coronavírus, por meio do WhatsApp: (11) 96474-0011 – opção 6 do menu.
A central de relacionamento (0800 287 2267 - opção 1) continua disponível 24 horas.
Seguindo as medidas preventivas do Ministério da Saúde, o atendimento presencial está suspenso em todo o país.